Embora muitos homens possam sofrer inflamação na pele após fazer a barba, alguns provavelmente desenvolverão algum tipo crônico de inflamação causada por aparelhos de barbear, chamadas de Pseudofolliculitis Barbae ou PFB. Esta condição resulta em inflamação na pele após o ato de barbear, e pode ser dolorosa. Para tratar a inflamação da pele causada por aparelhos de barbear, a Gillette® tem as dicas necessárias para ajudar a minimizar a inflamação e conseguir um barbear confortável.
Para dicas sobre como tratar inflamação que não seja PFB, confira nosso artigo sobre
ardência e irritação.
INFLAMAÇÃO DA PELE: EM DETALHES
A inflamação da pele causada por aparelhos de barbear e os pelos encravados começam com uma tendência genética a pelo extremamente crespo. A forma irregular da haste capilar crespa e as curvas em si fazem com que o pelo tenha a tendência de recuar embaixo da superfície da pele conforme cresce após ser cortado. Este fator genético faz com que seja muito comum o pelo encravado e as irritações da pele causadas por aparelho de barbear em descendentes de africanos ou indo-europeus. É importante notar que nem todas as irritações da pele causadas por aparelhos de barbear são PFB, portanto, se você achar que está sofrendo desta condição, um bom primeiro passo é sempre consultar um dermatologista para diagnóstico e tratamento dos sintomas do pelo encravado.
Além dos fatores genéticos, há algumas coisas que podem acontecer durante o ato de barbear que fazem com que você tenha maior probabilidade de ter um surto de inflamação causada por aparelhos de barbear. Quando a haste capilar está seca, é muito mais difícil para seu aparelho de barbear cortá-la, levando a mais puxões. Isso não é somente desconfortável, mas também pode fazer com que as pontas capilares sejam cortadas em um ângulo, facilitando com que o pelo penetre de volta na pele conforme cresce e aumenta o risco de você ter um surto de inflamação.

DICAS PARA MINIMIZAR A INFLAMAÇÃO DA PELE DURANTE O ATO DE BARBEAR:
1. Limpeza: prepare-se para o sucesso.
Limpe a pele com uma esfoliação suave e água quente ou use um pincel de barbear antes de fazer a barba. Esta etapa é fundamental para remover a sujeira e o óleo da superfície da pele, e liberar os pelos encravados, permitindo que seu aparelho de barbear tenha o contato adequado com a pele e os pelos.
2. Hidratar: suavize para reduzir os puxões.
Hidrate o rosto e use um creme de barbear para ajudar a manter a água na pele. Conforme o pelo absorve a água, ele se dilata e fica mais suave, facilitando com que sejam cortados pelas lâminas.
3. Barbear-se: deixe o aparelho de barbear fazer a parte dele.
Passe o aparelho de barbear suavemente e deixe que ele faça o trabalho pesado. Barbeie-se regularmente para evitar que o pelo cresça o suficiente para reentrar na superfície da pele. Usar um aparelho de barbear com várias lâminas de alta qualidade ajuda a minimizar a inflamação da pele após fazer a barba.
4. Manutenção: restaure a umidade.
Fazer a barba pode remover mais do que somente pelo. A umidade também pode ser removida, deixando a pele seca, esticada e irritada. Use um produto pós-barba hidratante para ajudar a repor a umidade na pele e no pelo facial após fazer a barba.
Limpeza, hidratação, barbear-se e manutenção: estas quatro etapas combinadas com a linha de produtos de cuidados para barbear da Gillette darão a você o poder de tratar da inflamação da pele causada pelo seu aparelho de barbear.