Evite cortes e arranhões ao fazer a barba

Como evitar cortes e arranhões ao barbear?

Então, você está fazendo a barba e, de repente, ai, se corta com o aparelho de barbear. Pequenos cortes como esse podem machucar e arruinar a aparência suave que você queria. Mas cortes podem ser facilmente evitados com as ferramentas e técnicas certas.

Erros como pressionar demais com o aparelho de barbear, fazer a barba contra o sentido do crescimento do pelo quando se tem pele sensível e usar lâminas cegas são apenas alguns dos fatores que podem aumentar a probabilidade de cortes.

Estas são nossas dicas mais relevantes para acabar com os cortes.

Você está usando as ferramentas certas?

Encontre um aparelho de barbear de boa qualidade

Usar o tipo certo de aparelho de barbear é fundamental para reduzir o risco de cortes. Lembre-se de que cabe ao seu aparelho de barbear fazer a maior parte do trabalho, não sua mão.

O aparelho de barbear Gillette SkinGuard Sensitive foi projetado para diminuir a pressão enquanto você faz a barba, garantindo que cada deslizamento seja mais suave. Ele também conta com lubrificação adicional antes e depois das lâminas para ajudar a prevenir foliculite e outros tipos de irritação na pele, tornando-o uma opção ideal para barbear a pele sensível.

Outra ótima opção é o aparelho de barbear Gillette ProGlide. Essa opção possui o que chamamos de “tecnologia FlexBall”, que facilita a movimentação e o barbear de cada curva do rosto.

Use o aparelho de barbear Gillette SkinGuard Sensitive com tecnologia flexball para reduzir o risco de cortes

Não pule o creme de barbear

Recomendamos sempre o uso de gel ou creme de barbear para obter ainda mais proteção durante o barbear. Nossos dois favoritos são o gel de barbear SkinGuard Sensitive e o gel de barbear Fusion 5 Ultra Sensitive. Lave o rosto antes de fazer a barba, esfregando a pele para remover quaisquer pelos presos ou encravados. Um pouco de vapor também pode ajudar, e é por isso que alguns homens preferem fazer a barba no chuveiro. Tudo isso pode ajudar a minimizar o risco de cortes.

Dicas para evitar cortes ao fazer a barba

Não se trata apenas do que você usa para se barbear, mas também de como você faz a barba. Se você costumava se cortar ou tem pele sensível, verifique a direção do crescimento dos fios. Essa direção pode mudar em diferentes partes do rosto e pescoço. Ao fazer a barba na direção contrária ao crescimento dos fios, use movimentos suaves. Você também pode tentar fazer a barba na direção do crescimento dos fios. Isso ajuda a evitar cortes, assim como pelos encravados e irritação na pele depois de barbear.

Dica profissional: Enxágue a lâmina após algumas passadas, mas nunca bata o aparelho de barbear na borda da pia ou limpe-o com uma toalha. Com o tempo, isso danifica seu aparelho de barbear.
Enxágue a navalha depois de algumas passagens enquanto faz a barba
Que tal algumas lâminas novas? Ao entrar para o clube de barbear da Gillette você pode personalizar seu próprio kit de barbear e garantir um estoque sempre novo de lâminas de barbear afiadas quando precisar delas. Além disso, você pode cancelar a qualquer momento.

Como estancar sangramentos de cortes ao barbear

Agora que você sabe como evitar cortes, como fazer com que eles parem de sangrar? O truque é aplicar pressão sobre o corte com um pano quente ou papel toalha assim que o corte acontecer.

Quando o sangramento diminuir (o que, em geral, demora alguns minutos), aplique um pouco de hidratante para acalmar a pele. Isso pode doer um pouco, mas será rápido. Tente incluir hidratantes à sua rotina após cada barbear e escolha um produto apropriado para a pele sensível (algo com aroma agradável). Lembre-se de que um hidratante sem álcool, como o balm Gillette Aftershave, é a melhor opção.

Veja mais dicas de como se barbear para quem tem pele sensível.

Este artigo foi útil?