Por que fazer a barba irrita minha pele?
Você deve tomar alguns cuidados ao se barbear quando a irritação é grave. Considerando isso, Gillette escreveu esse artigo para te informar e dar algumas dicas, que te ajudarão a manter esse problema sob controle. Vale lembrar que quando a irritação ou dermatite é muito intensa e dolorosa, um especialista dermatológico deve ser procurado.
Como a irritação pode afetar a sua vida diária?
Pré-condições associadas à irritação
Acne:
Aparece por excesso de oleosidade da pele, e funciona da seguinte maneira: o óleo gerado se concentra nos folículos e os obstrói. Essa obstrução é justamente aquilo que todos nós conhecemos: as famosas espinhas, que podem até ser inchadas e avermelhadas. A acne é quase sempre decorrente de causas genéticas, mas o estresse e a dieta também podem causar seu aparecimento.
Pelos encravados:
Eles aparecem com mais frequência em homens com pelos cacheados e/ou crespos, pois o formato do pelo pode fazer com que ele cresça abaixo da superfície da pele. Essa condição normalmente tem origem genética, mas em alguns casos pode ser ocasionada pelo barbear. Isso vem do fato de que o modo pelo qual as lâminas são na pele pode alterar o ângulo em que um pelo cresce, aumentando o número de pelos encravados na pele.
Rugas:
Com o passar dos anos a pele perde sua elasticidade, causando rugas. O principal cuidado que deve ser tomado durante o barbear em caso de apresentá-las é não machucar a pele tentando atingir as áreas com pelos que ficam escondidas nas dobras das rugas.
Pele seca:
A pele seca, que pode ter origem genética ou etária, é um tipo de pele que produz menos oleosidade do que o normal, tornando-a mais opaca e frágil. Isso faz com que ela seja mais propensa a ter a pequenas lesões decorrentes da passagem de lâminas de barbear.
O que pode, então, causar irritação durante o barbear?
- Barbear a seco, ou seja, sem água e espuma de barbear.
- Usar lâminas cegas e/ou já desgastadas.
- Usar produtos não construídos para peles sensíveis.
- Aplicar muita força durante o barbear.
Não desanime: existem soluções para esse problema
Aproveite o tempo para se barbear:
Alguns homens procuram se barbear rapidamente, mas se você tem pele sensível, aceitar que precisa de um barbear mais cuidadoso já é um bom começo para combater a irritação. Isso significa que é necessário dedicar um tempo exclusivo em sua rotina, a fim de que você possa se barbear cuidadosamente, principalmente nas áreas mais delicadas da sua pele.
Seja gentil com sua pele:
Assim como você deve se barbear com cuidado, também é importante que seja gentil com sua pele. Ao se barbear, não aplique muita força na lâmina, nem passe ela repetidas vezes na mesma área. Além disso, tente fazer a barba na direção em que seus pelos faciais crescem. Você vai ver que será muito mais confortável!
Use um aparelho específico:
As pessoas que sofrem de irritação grave geralmente preferem um barbear mais suave e protegido contra a irritação do que um barbear rente. Lâminas como a nova Gillette Derma Proteção possuem recursos que podem ajudar a evitar irritações após o barbear. Algumas vantagens são essas aqui:
- Barreira anti-irritação que absorve a pressão da mão e levanta levemente o pelo, a fim de minimizar seu contato com a pele.
- Cabeça móvel, que possibilita a fácil adaptação do aparelho ao contorno do seu rosto.
- Fita lubrificante, que é ativada quando entra em em contato com a água, melhorando o deslizamento do aparelho.
Agora que você já sabe mais sobre como cuidar da pele sensível e como se proteger contra as irritações, recomende esse artigo para alguém que sofra com irritação de pele ao se barbear.
Este artigo foi útil?