Como se livrar de pelos encravados?
Não importa se você tem ou não habilidades para se barbear, os pelos encravados provavelmente irão aparecer de vez em quando. O fato é que, depois que o pelo é cortado mais profundamente na pele, ele pode se enrolar em si mesmo, formando foliculites desconfortáveis e que provocam coceira. Essas saliências costumam ser mais comuns em homens com pelos mais crespos, mas podem aparecer em qualquer pessoa.
Um guia para a remoção de pelos encravados
Alguns pelos encravados acabarão desaparecendo por conta própria e, ao mexer nessas protuberâncias, você pode atrasar o processo de cicatrização. No entanto, existem etapas a serem seguidas para lidar com pelos encravados e teimosos na barba.
Passo 1:
Aqueça a pele
Umedeça um pano ou papel toalha com um pouco de água morna e pressione sobre a área inchada.
Passo 2:
Extraia o pelo
Neste ponto, você deverá conseguir ver o pelo na superfície da pele. Use uma pinça limpa para puxar cuidadosamente os pelos encravados. Não esprema a pele nem tente arrancar o fio completamente. Simplesmente guie o pelo para fora da protuberância.
Passo 3:
Lave a pele
Lave o rosto suavemente e certifique-se de que a área ao redor dos pelos encravados esteja bem limpa.
Passo 4:
Use um creme tópico
Para ajudar na cicatrização e reduzir a vermelhidão, experimente usar um creme que contenha hidrocortisona ou retinol. Se tiver dúvidas ou preocupações específicas, fale com um farmacêutico ou ligue para o seu médico para obter aconselhamento.
Embora existam outras maneiras de tratar pelos encravados, a melhor abordagem é, antes de qualquer coisa, impedir que eles apareçam. Alguns passos inteligentes antes, durante e depois de fazer a barba podem ajudar a proteger seu rosto daqueles inchaços dolorosos.
Sua rotina de preparação para o barbear
A jornada para evitar pelos encravados antes que apareçam começa no chuveiro. Lave o rosto com água morna para ajudar a hidratar a barba e suavizar a pele. Isso ajuda as lâminas do aparelho de barbear a trabalharem sem interferência, minimizando o risco de irritação da pele, ao mesmo tempo que remove os pelos mais difíceis. O processo de barbear também pode ressecar a pele e causar irritação, então experimente hidratar antes de fazer a barba, principalmente se tiver pele sensível.
Esfoliação
Esfoliar antes de fazer a barba é uma ótima maneira de evitar pelos encravados. Como? Quando você faz a barba, resíduos de pele morta podem obstruir os poros e bloquear os folículos pilosos. Nojento. A esfoliação ajuda a remover a sujeira e as impurezas da pele. Ela também pode ajudar a suavizar a barba, proporcionando um corte mais limpo. Para obter o melhor resultado, esfregue e massageie o rosto usando movimentos circulares por cerca de 30 segundos antes de enxaguar. E é isso!
Faça a barba no sentido do crescimento do pelo
Para um barbear mais rente, muitos homens fazem a barba contra o sentido de crescimento do pelo. Mas essa técnica pode causar irritação e pelos encravados, o que não é bom. Em vez disso, tente fazer a barba na mesma direção do crescimento do pelo e use o mínimo de movimentos necessários para um barbear limpo.
Outra dica: Tenha paciência com sua pele e não pressione o rosto com muita força ao fazer a barba. Deixe o aparelho de barbear fazer o trabalho difícil e proteja ainda mais sua pele usando o aparelho de barbear SkinGuard Sensitive.
Use lâminas novas
Lâminas velhas e cegas muitas vezes causam pelos encravados. Lembre-se de substituir as lâminas regularmente para ter certeza de que seu aparelho de barbear estará limpo e pronto para fazer seu trabalho.
Hidrate a pele depois de fazer a barba
O cuidado da pele não para depois que você termina de fazer a barba. Ao pular a etapa de hidratação, você está praticamente garantindo pele seca e irritação na pele depois de barbear. Este é o melhor momento para adquirir o hábito de se hidratar. Aproveite para aprender mais sobre a rotina pós-barbear perfeita.
Este artigo foi útil?