Como barbear com navalha sem irritar a pele?

Como barbear com navalha sem irritar a pele?

A foliculite é um problema comum, especialmente se você tiver pelos crespos. Esses pelos encravados acontecem quando o pelo se enrola após o barbear, ficando preso sob a pele. Tipos diferentes de foliculite exigem abordagens diferentes. Se você tem um problema crônico de foliculite, provavelmente seria uma boa ideia conversar com seu dermatologista sobre como tratar isso.

Podemos oferecer dicas sobre como lidar com irritação na pele depois de barbear e evitar pelos encravados antes que eles apareçam. Mas comecemos pelo princípio: qual é a melhor maneira de se livrar da foliculite?

Como remover a foliculite

Pelos encravados podem ser feios e causar desconforto. Por isso, quando você perceber que eles estão aparecendo, deixe de fazer a barba por alguns dias para permitir que a barba volte a crescer em direção à superfície da pele. Evite coçar ou espremer esses pontos também para não piorar ainda mais a situação.

Siga os passos a seguir para ajudar a resolver esses problemas:
  • Aqueça a pele: Umedeça um pano ou papel toalha com um pouco de água morna e pressione sobre a área inchada.
  • Extraia o pelo: Neste ponto, você deverá conseguir ver o pelo na superfície da pele. Use uma pinça limpa para puxar cuidadosamente os pelos encravados. Não esprema a pele nem tente arrancar o fio completamente. Simplesmente guie o pelo para fora da protuberância.
  • Lave a pele: Lave o rosto suavemente e certifique-se de que a área ao redor dos pelos encravados esteja bem limpa.
  • Use um creme tópico: Para ajudar na cicatrização e reduzir a vermelhidão, experimente usar um creme que contenha hidrocortisona ou retinol. Se tiver dúvidas ou preocupações específicas, fale com um farmacêutico ou ligue para o seu médico para obter aconselhamento.

Como ajudar a evitar a foliculite ao fazer a barba

A melhor maneira de evitar a foliculite é, antes de qualquer coisa, impedir que ela aconteça. Sempre que fizer a barba, lembre-se destes quatro passos: limpeza, hidratação, barbear e manutenção. Mesmo que faça a barba todos os dias, essa rotina pode oferecer todas as ferramentas necessárias para ajudar a prevenir a foliculite e pelos encravados.

Recomendamos o aparelho de barbear Gillette SkinGuard Sensitive. Ele é ideal para a pele sensível. Um estudo comprovou que 60% dos homens participantes observaram uma redução na ocorrência de foliculite*. Legal.

Aprenda esses movimentos para nunca mais sofrer com a foliculite.

Limpeza: Lave (e limpe) seu rosto

É muito mais provável que você sofra com a foliculite se sua barba estiver seca durante o barbear. Uma esfoliação suave e água morna antes de barbear podem fazer uma grande diferença. Esse passo remove toda a sujeira e oleosidade da pele. Um esfoliante pode ajudar a garantir que seu rosto esteja macio e limpo.

Hidratação: Use creme de barbear

Em seguida, molhe o rosto e use um pouco de creme de barbear para umedecer a pele. Conforme a barba absorve a água, os pelos se dilatam e ficam mais macios, facilitando o corte das lâminas. Saiba mais sobre os benefícios do barbear úmido.

Barbear: Deixe o aparelho de barbear fazer a parte dele

Deixe que seu aparelho de barbear faça o trabalho difícil usando movimentos leves enquanto você se barbeia. Lembre-se de sempre fazer a barba com lâminas de barbear de alta qualidade para ajudar a minimizar a foliculite. Ao entrar para o nosso clube da barba, você sempre terá lâminas novas à sua disposição.

Manutenção: Garanta um rosto liso

Fazer a barba remove mais do que apenas os pelos do seu rosto. Também pode ser que a pele do seu rosto fique rígida, irritada e seca. Usar um hidratante ajudará a manter a pele e a barba limpas e macias. Saiba mais sobre como acertar na sua rotina pós-barbear.

Essas dicas podem ajudar você a colocar um fim à sua foliculite. Aprenda mais dicas para melhorar seu barbear.
Como você pode acabar com sua foliculite. Dicas para melhorar seu barbear.

Este artigo foi útil?

*Redução da foliculite em comparação com a medição inicial no início do ensaio clínico de 12 semanas. n = 20 homens com autodiagnóstico de foliculite leve a moderada e que, em geral, usam o barbear úmido 5 ou mais vezes por semana.